Tecnologia usada por Jair Adelar de Souza já reduz mão de obra e melhora produtividade na zona rural de Taquari
Hoje é celebrado o Dia do Colono e Motorista e no dia 28 de julho, o Dia do Agricultor, datas que valorizam o trabalho de quem produz os alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. E com o passar dos anos, os agricultores têm buscado formas de melhorar suas propriedades, adotando técnicas que otimizam o plantio e aumentam a produtividade.
Um exemplo disso é o agricultor Jair Adelar de Souza, de 52 anos, morador da localidade de Porto Grande, interior de Taquari. Neste ano, ele investiu na implantação de um sistema de irrigação em sua propriedade, com apoio da Agro CERTAJA, setor da CERTAJA Desenvolvimento que oferece consultoria técnica para projetos do tipo na região.
A irrigação consiste na aplicação controlada de água em áreas onde a chuva natural é escassa ou irregular, garantindo que as plantas recebam a quantidade adequada de umidade para seu desenvolvimento.
Jair contou ao jornal O Fato que trabalha como viveirista desde o ano 2000, produzindo melancia, melão, além de mudas especiais de acácia e eucalipto. Em 2025, ele decidiu modernizar seu viveiro – uma área de cerca de um hectare – e instalou o sistema de irrigação, que custou aproximadamente R$ 14 mil.
Segundo ele, os benefícios foram imediatos: “A irrigação distribui a água de forma mais uniforme, melhora a produção e ainda reduz a necessidade de mão de obra, porque o trabalho não precisa de tantos arremates. Se tu nunca teve irrigação, tu não sabe o que vai ter. No momento que começa a trabalhar com irrigação, não volta mais para o seco. Tu não trabalha mais sem ela. Vale a pena 100%”, afirmou.
Além da irrigação, Jair destaca outras inovações que estão chegando ao campo. Ele explica que hoje ainda faz mudas no laminado, mas está migrando para o tubete, sistema mais eficiente para produção em viveiros.
A opinião técnica
O responsável pelos projetos de irrigação na CERTAJA Desenvolvimento é o técnico Marcelo Chaves, que explica os benefícios do investimento: “A irrigação tem se mostrado cada vez mais indispensável em todo tipo de cultura, desde mudas em viveiros até grandes áreas com cultivos variados, como soja, milho, pastagem e, na nossa região, a melancia.
É possível alcançar um aumento de até 40% na produção, desde que o sistema seja implantado corretamente, com a assistência de um profissional da área.
Nós, da CERTAJA Desenvolvimento, contamos com estoque e uma equipe à disposição para tirar todas as suas dúvidas, independentemente do sistema que desejar utilizar — seja carretel de irrigação, aspersores de várias marcas, fita de gotejamento, motobombas elétricas ou a combustão.
Lembrando que o governo do Estado disponibiliza o programa IRRIGA+, que concede uma subvenção de 20% nos projetos de irrigação. Além disso, temos uma ótima parceria com a Emater e com o banco Sicredi, o que torna esses projetos muito mais ágeis”, explica ele.


